Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 74 – 02 DE MARÇO DE 2023

Um CRAS para Manguinhos

O Manguinho

O abaixo-assinado organizado pelo MCP pode ser assinado presencialmente no Postinho da Fiocruz (Centro de Saúde Escola) ou virtualmente clicando na foto acima. Crédito da foto: Maria Clotilde – ACS da Equipe Amizade.

As enchentes que atingiram dezenas de moradias e famílias de Manguinhos nas últimas semanas mobilizaram muitos moradores, movimentos e lideranças comunitárias para tratar sobre o assunto. O que é necessário fazer para que tragédias como essas não se repitam? Como os serviços públicos precisam atuar para atender essas famílias e pessoas que tiveram suas casas alagadas e seus pertences destruídos? Entre os diversos assuntos e problemas apontados em nosso grupo de WhatsApp, O Manguinho chama atenção para a importância do serviço público de assistência social.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) tem como papel auxiliar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Em Manguinhos, não há uma unidade deste serviço que seja responsável por atender os moradores deste território durante todos os dias da semana. O CRAS Caio Fernando de Abreu que fica na Avenida dos Democráticos não atende Manguinhos. Os moradores de Manguinhos que necessitam deste serviço público precisam se dirigir ao CRAS Ramos que fica próximo ao Morro do Alemão.

Um CRAS em Manguinhos

Por conta deste problema um abaixo-assinado foi feito pelo Movimento das Comunidades Populares de Manguinhos reivindicando a instalação de um CRAS em Manguinhos para atender os moradores em seu próprio território. E que este funcione em todos os dias e horários de funcionamento padrão de todos os CRAS do Rio de Janeiro. A distância e o custo de passagem são dificuldades que impedem muitos moradores de acessar o serviço e garantir os seus direitos. Os relatos que apresentamos aqui surgiram em conversas ocorridas no grupo de WhatsApp.

Vozes de moradores

A moradora Maria José de Freitas Araújo, de 51 anos, nos fala sobre isso:

“É muito boa essa sua ideia do CRAS funcionar aqui pra Manguinhos. Porque aqui no território de Manguinhos tem muitas pessoas idosas. Pessoas com dificuldade de se locomover. As pessoas idosas às vezes precisam e não tem como. Entende? Como tem uma amiga minha que eu estou há meses falando com ela: Ana, vai lá no CRAS do Alemão, vai lá renovar esse CadÚnico. Mas ela tem dificuldade de sair de casa porque infartou tem pouco tempo. Aí acaba não indo, ficando dentro de casa, se acomodando, e nada é feito. Tem pessoas que precisam e não tem como se locomover para ir ao local. Muita das vezes também não tem dinheiro de passagem.”

O movimento para conseguir assinaturas para o abaixo-assinado tem crescido e tem conseguido cada vez mais participação. Quando discutíamos a melhor forma de obter mais assinaturas a Maria José fez a seguinte proposta:

“Se você puder alcançar a minha Agente de Saúde, que é da Equipe Amizade, a Zoraia… Se você puder alcançar esse papel pra ela, aí ela me passa. Aí eu vou passando por aqui, nas redondezas daqui.”

A Maria Mercês Barbosa dos Santos, de 64 anos, que também é moradora de Manguinhos, fala também sobre as dificuldades de ir ao CRAS que fica distante. Ela acredita que essa luta será vitoriosa:

“É, mas a gente vai conseguir, se Deus quiser! Teve um tempo que ele era aqui [CRAS], depois ele mudou lá para aquele lado de lá da rua. Lá onde hoje faz balé, aqui mesmo na rua. Depois, faz muito tempo isso, depois ele foi lá para o Jacaré, lá para baixo, pro Jacaré. Eu me lembro que cheguei da Paraíba uma vez e tive que ir para lá. Aí depois ficou esta confusão, tem aqui na Varginha, mas não resolve, tem aqui no Manguinho, mas não resolve. (…) Nem sempre a gente tem! Tem dias que a gente não tem dinheiro nem para comprar um pão, para dar para o neto, para dar para o filho, imagina! Eu mesma quantas vezes pedi emprestado, cartão emprestado, dinheiro emprestado, entendeu? Ainda tem mais uma, teve uma vez que eu fui e ninguém conseguiu ser atendido. Já descemos do ônibus e já sabendo das notícias. Já tendo que atravessar ou descer para pegar o ônibus de volta. É! Aí fica brabo né! E ele estando aqui, é melhor para a gente. “

Essas são apenas algumas das muitas vozes de Manguinhos sobre a necessidade de que os moradores de Manguinhos sejam atendidos em um CRAS localizado nesse território. Esse problema da falta do CRAS em Manguinhos atrapalha o trabalho das escolas e das unidades de saúde? Por quê? Como esses equipamentos públicos podem participar dessa luta dos moradores de Manguinhos? Venha conversar sobre isso em nosso grupo de WhatsApp.

Greve Geral pelo Clima