Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 81 – 04 DE MAIO DE 2023

Piscina é saúde

Os alunos de natação e hidroginástica em Manguinhos hoje se mantêm alertas e vigilantes em defesa de um território saudável.

Na segunda semana de abril deste ano, o grupo de WhatsApp do O Manguinho recebeu muitas mensagens de moradores que se diziam preocupados. A preocupação era legítima e sincera. Segundo eles nos informaram, o Programa Cidade Integrada do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em Manguinhos, começava apresentar alguns sinais de esgotamento, ou seja, o que antes funcionava muito bem, começou a apresentar problemas cotidianos. Essas mensagens partiram de alunos das aulas de natação e hidroginástica que acontecem no Complexo Esportivo de Manguinhos e Jacarezinho, que fica nas dependências do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila.

Os moradores relataram que professores da piscina estão com os salários atrasados desde janeiro, e que as aulas de natação e hidroginástica que eram ofertadas todos os dias, agora já não são mais. Uma nova programação de funcionamento divulgada pela coordenação do programa no início de abril indicava que nas semanas seguintes alguns dias teriam aulas e outros não.

Uma história de lutas

A piscina semiolímpica que fica na Praça do PAC em Manguinhos tem uma história mais longa do que esta contada até aqui. Inaugurado em 2009, como unidade modelo, o Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila possuía salas de informática, laboratórios de química e física, biblioteca, auditório, ginásio poliesportivo e piscina. No entanto, poucos anos depois, por falta de manutenção e investimento contínuo, toda a estrutura física da escola estava deteriorada e depredada. A piscina, que na época da inauguração, era um orgulho para Manguinhos, por muitos anos ficou completamente abandonada, oferecendo perigo constante como local propício à proliferação de larvas de mosquitos. Durante todos esses anos, lideranças comunitárias, instituições do território, estudantes e trabalhadores organizados em Manguinhos denunciaram a situação. Em 2022, por meio do Programa Cidade Integrada, novos investimentos foram feitos pelo governo estadual e toda a infraestrutura física foi recuperada e readaptada.

Justamente por não querer reviver uma história de abandono de espaços importantes para Manguinhos, que os moradores se mantêm alertas e vigilantes. E por isso já estão manifestando sua preocupação e insatisfação com o aparente corte de recursos para a manutenção da piscina e das aulas.

Promoção de saúde

O Manguinho insiste na ideia de que saúde não é simplesmente não estar doente. A plena garantia de direitos é uma das condições necessárias para o surgimento de territórios saudáveis. Alguns relatos que recebemos nos mostram que as atividades que ocorrem na piscina promovem saúde sem a necessidade de medicação. Para a Bernardete, a piscina é importante para toda a sua família:

“Olá, eu sou Bernardete Cavalcante, faço aula de hidroginástica no Compositor Luiz Carlos da Vila no PAC. Inclusive eu fui recomendada até pela médica pra fazer hidroginástica. E estava me sentindo muito bem. Agora não sei o porquê que essas aulas tão sendo assim adiadas pra semana sim, semana não. Eu fazia três vezes por semana a aula e é grande importância essas aulas assim pra a comunidade aqui de Manguinhos. E inclusive os meus netos também sentem grande falta porque eles estão fazendo a natação e ficam me perguntando. São crianças assim de 10 anos, a outra tem sete anos. Eles me perguntam o porquê não tem mais aula de natação. E eu estou sem ter resposta para as crianças.”

O Renan Tavares, do Jacarezinho, é mais um exemplo que demonstra a estreita relação entre saúde e boas condições de lazer:

“Olá, boa tarde, eu me chamo Renan. Moro aqui no Jacarezinho, próximo aqui a Fofolândia. A natação me trouxe muitos benefícios. Não só pra mim, como para a minha filha também. Eu tenho hérnia de disco na lombar. Comecei a fazer hidroginástica e fui pegando um fortalecimento, aí depois eu fui pra natação, que melhorou ainda mais. Estou com a minha coluna mais forte, mais rígida e mais saudável. Eu era sedentário, me ajudou porque eu parei de fumar e mesmo assim eu estava tendo dificuldade na respiração. Ajudou também a minha filha, que tem asma. A natação foi muito boa para o desenvolvimento dela também. A natação trouxe muitos benefícios, não só pra mim, quanto pra ela. Seria muito ruim e chato se o projeto acabasse, entendeu? São muitas pessoas que estão se beneficiando, que estão gostando, se cuidando, se tratando. Eu estou gostando muito, entende?”

Que tal conversar sobre essas questões em nosso grupo de WhatsApp? Ter uma piscina com aulas de natação e hidroginástica em Manguinhos realmente é um indicativo de mais saúde?