Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Comunidade de Práticas Intersetorial Manguinhos

Manguinhos

A Comunidade de Práticas Intersetorial Manguinhos é formada por moradores, estudantes, apoiadores e trabalhadores de Manguinhos – especialmente a partir de seus vínculos com os equipamentos que prestam serviços públicos nesse território nos campos da Educação, Saúde e Assistência Social. Ela é um espaço de diálogo, trocas de experiências, construção de conhecimentos e de outros subsídios que visam contribuir para articular intersetorialidade, gestão participativa e vigilância popular nesses  serviços públicos do território. O objetivo é o de ampliar o efeito positivo do serviço público no enfrentamento de problemas que prejudicam a vida e a saúde em Manguinhos. Para tanto a metodologia que orienta essa comunidade é a do trabalho colaborativo que se fundamenta na pedagogia freiriana e busca produzir um efeito maior do que a soma do efeito produzido pelos componentes da comunidade quando atuam de forma isolada. Essa colaboração se constitui a partir de um projeto construído pelo coletivo e no qual cada um assume as tarefas mais apropriadas levando em conta as especificidades individuais e institucionais.

A partir dos mesmos objetivos e princípios acima expostos fazem parte e são o resultado do trabalho da Comunidade de Práticas Intersetorial Manguinhos o informativo O Manguinho e a Rádio Povo.

O Manguinho

O Manguinho é um infomativo semanal distribuído de maneira virtual por meio de grupos de Whatsapp. Está voltado principalmente aos moradores e trabalhadores do território de Manguinhos. O Manguinho é financiado com recursos públicos e faz parte do projeto Desenvolvimento de Tecnologias Sociais para o Enfrentamento às Violências em Territórios Vulnerabilizados, sob a coordenação da Comunidade de Práticas Intersetorial Manguinhos, vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Seu primeiro número saiu em julho de 2021. Manguinho, sem o “s”, é a maneira que alguns moradores referem-se a uma determinada região de Manguinhos. O nome do informativo relaciona-se, desse modo, a essa forma popular de referir-se ao território.

O Manguinho

Rádio Povo

A Rádio Povo nasceu da ideia de um morador de Manguinhos, o Sr. Beserra Araújo. O Manguinho faz parte de sua programação. Todo o conteúdo que aparece no informativo é reproduzido na Rádio Povo oralmente. Com isso temos a oportunidade e a vantagem de ouvir e ser afetado pelas vozes de moradores e trabalhadores que relatam suas experiências e compartilham seus conhecimentos sobre os problemas que prejudicam a vida e a saúde em Manguinhos. Um trabalho intersetorial, que promova ações conjuntas entre Saúde, Educação e Assistência Social, necessita que uma rede de comunicação seja constituída. Nas palavras do Sr. Beserra: “A Rádio Povo é do povo e para o povo, ou seja, a comunicação popular a partir do povo e de suas necessidades e de seus direitos.” A Rádio Povo conta em sua produção com a colaboração do Canal Saúde da Fiocruz.

Nossa rede