Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 52 – 18 DE AGOSTO DE 2022

O que é o placar da saúde?

Placar da Saúde da Clínica da Família

Nessa semana O Manguinho procura responder o que é o placar da saúde e qual a sua importância para a promoção da vida e da saúde em Manguinhos.

O placar da saúde é um mural ou painel que deve ser fixado em local acessível e público. Nele, a Equipe da Saúde da Família apresenta os dados e informações sobre o seu trabalho, permitindo assim a transparência dos serviços prestados e da produção realizada pelas equipes com a população. Desse modo, trabalhadores da saúde, moradores e usuários dos serviços tem acesso periódico à realidade dos atendimentos no território, assim como um diagnóstico situacional do lugar, ou seja, a exposição de indicadores sociais como número de domicílios que possuem abastecimento de água e coleta de lixo, crianças que estão fora da escola e pessoas que não foram alfabetizadas. Em Manguinhos é possível encontrar o placar da saúde em duas unidades de saúde, na Clínica da Família Victor Valla e no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.

Para a trabalhadora da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Maria das Mercês Navarro Vasconcelos, o placar da saúde pode ser uma ferramenta importante para a população ter maiores possibilidades e motivações para lutar pelos seus direitos. A gente perguntou pra ela por que o placar da saúde traz informações sobre o destino do esgoto, analfabetismo e outras informações desse tipo. O que isso tem a ver com saúde?

“Essas informações são extremamente importantes porque não dá para ter saúde com um saneamento básico mal feito. O placar traz informações sobre isso quando fala do lixo, da água, do esgoto. A saúde ela não é simplesmente não estar doente, ela significa você ter condições para não ficar doente, e um saneamento básico bem feito é uma condição fundamental. Mas além disso também o placar traz informações sobre a questão da escolaridade e quando você observa que no território existe uma baixa escolaridade, isso mostra que para esse território está faltando muita coisa. Quando não se tem acesso a esse mínimo significa que está faltando também muitas outras coisas. Está faltando a moradia saudável, está faltando um trabalho que permita uma boa condição de vida, estão faltando muitas outras coisas. Ter acesso a esse placar e conhecer a relação do que acontece na saúde ajuda a população a entender o que falta ali e o que ela precisa se organizar para lutar para conseguir acesso do que que não está conseguindo. Então esse placar pode ajudar muito. Ele pode ser aprimorado. É possível a população participar não só usando o placar, mas também construindo itens que ela acha que deva ter ele ali expresso para poder conseguirmos entender melhor o que está acontecendo naquele lugar.”

Você que frequenta as duas unidades de saúde de Manguinhos aqui citadas já deve ter visto o placar da saúde. Você já ficou alguns minutos para observá-lo com calma? Em quanto tempo as informações contidas no placar são atualizadas? Que outros dados e informações você adicionaria e gostaria de conhecer sobre a saúde de Manguinhos? Os dados do placar de fato para você estão expressando a realidade do território? Unidades Escolares poderiam também adotar a mesma ideia e criarem os seus painéis? Participe do nosso grupo de WhatsApp e responda essas perguntas.