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O MANGUINHO 54 – 01 DE SETEMBRO DE 2022

Atenção aos seus direitos!

Regras de funcionamento da Clínica da Família

Para uma melhor visualização num tamanho maior do documento acima clique aqui ou sobre a imagem.

Na semana retrasada, O Manguinho falou de uma importante ferramenta de vigilância popular da saúde, que é o Placar da Saúde. Nesta semana destacamos uma outra, que também possibilita e favorece a participação e a tomada de decisões por parte da população em relação aos serviços de saúde. A gente está falando do documento que apresenta de forma resumida as informações básicas de funcionamento de uma Clínica da Família na cidade do Rio de Janeiro. Nele você encontrará, por exemplo, uma relação de serviços prestados pela unidade da saúde, a frequência mínima que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devem fazer visitas domiciliares, os horários de funcionamento da unidade, as regras para o pedido de um atestado de saúde e para o fornecimento de medicamentos, os direitos e deveres de usuários e trabalhadores, além de informações sobre agendamento de consultas. Em Manguinhos, você pode encontrar esse documento, como um adesivo azul, fixado nas paredes da Clínica da Família Victor Valla com o seguinte título: “Atenção equipe: você já sabe, mas não custa lembrar”.

Controle social e participação

Para o trabalhador da Fiocruz, Joyker Peçanha Gomes, um ponto importante a ser destacado nesse documento é o que fala sobre o Colegiado Gestor:

“Eu gostaria de destacar um ponto: o do colegiado gestor. Eu entendo que esse item deve ser o ponto de partida para a gestão participativa. A partir dele é possível fazer o melhoramento, o acompanhamento, e a vigilância popular de todos os outros itens e componentes. No item Colegiado Gestor, eles colocam como boa prática que o diretor gerente da unidade deve realizar uma reunião mensal e que essa ocorra na primeira semana de cada mês para planejar ações, fazer avaliação, isso tudo com a participação da população. Então seria interessante verificar com a unidade de saúde qual é o dia que realiza, qual é o dia da primeira semana de cada mês que é realizada essa reunião para participar. Eu entendo dessa forma, que seria uma boa a participação da população, para ajudar no planejamento, na avaliação dos serviços daquela clínica da família. Ele informa também que os trabalhadores da clínica devem realizar reuniões semanais para planejar suas ações. Eu acredito que essa reunião mensal oriente também essas reuniões semanais para os trabalhadores melhorarem suas ações e planejar melhor suas ações. O terceiro item fala sobre o funcionamento da unidade. Então fala para contribuir com esse funcionamento da unidade ligando para 1746 para fazer um elogio, crítica, ou sugestão de melhoria. O que é mais uma forma de participação da população. O quarto item detalha mais a questão da insatisfação. Se tem uma insatisfação, logo de imediato, é necessário expor essa insatisfação de forma objetiva e logo no momento para tentar melhorar o serviço daquela unidade. Acreditando que todos ali, trabalhadores, população e o gerente, todos querem fazer a melhoria do equipamento de saúde, querem melhor atender. Também é destacado o telefone da ouvidoria da prefeitura, o 1746 e também o do Disque Saúde, que é o 136. No quinto item, fala sobre a questão se deseja conhecer mais detalhes. Além desse esforço, nessa forma síntese, nesse adesivo, tem a carteira de serviços, que está disponível tanto na unidade, como você pode solicitar ao agente comunitário de saúde de seu vínculo para ter acesso a essa carteira de serviços. Normalmente é um folhetinho, um caderninho que você leva, que tem lá explicando todo esse acompanhamento, seus direitos, tudo o que a equipe faz e que também é usada para fazer o seu registro. O sexto item é placar da saúde que eu acredito que seria as informações da unidade de forma síntese para fazer essa vigilância popular. Eu acho que é isso. Acho que a gente tem que usar melhor essas ferramentas e fazer essa vigilância popular iniciando até a partir do que a própria prefeitura considera como boas práticas. Isso não quer dizer que tem que se limitar a isso.”

Como essas informações podem contribuir para facilitar e fortalecer ações intersetoriais promotoras de saúde e de uma vida melhor em Manguinhos? Responda essa pergunta em nosso grupo de WhatsApp.