Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 62 – 27 DE OUTUBRO DE 2022

Comemoração, luta e democracia

Em outubro do ano passado, o Manguinho publicou um comunicado importante do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Informando, aos seus usuários, que as sete equipes da Estratégia de Saúde da Família que atuavam no Centro de Saúde Escola seriam transferidas para outro local. A transferência seria o resultado do fim de um convênio de 20 anos entre a ENSP e a Prefeitura do Rio de Janeiro. Um novo convênio da Prefeitura do Rio estabelecia que a Organização Social Viva Rio seria a nova responsável pela gestão local das Equipes de Saúde da Família. O comunicado ainda ressaltava uma informação importante, a de que, originalmente, constava no Programa de Aceleração do Crescimento de Manguinhos a construção de três Clínicas da Família, sendo que até aquele momento apenas a Clínica Victor Valla havia sido organizada no espaço da UPA Manguinhos. Manguinhos não havia recebido o que necessitava e merecia por direito.

Nas semanas posteriores a essa notícia, que afetaria a vida de muitas pessoas em Manguinhos, uma sequência de ações políticas comunitárias foram realizadas buscando encontrar uma solução para o problema. Moradores de Manguinhos fizeram um abaixo assinado solicitando a construção de mais uma Clínica Municipal de Saúde em Manguinhos. No final do ano de 2021, esse abaixo assinado foi entregue na Prefeitura e na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A partir dessa luta de moradores de Manguinhos, foi incluído no orçamento do município do Rio, para 2022 um recurso para ser construída a Clínica Municipal de Saúde que falta em Manguinhos. O ano está acabando e a clínica nem começou a ser construída. O aniversário do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria trouxe de volta esse importante assunto. Ao completar, no dia 27 de outubro, 55 anos de existência, a unidade pediu que os seus usuários e trabalhadores deixassem mensagens e perguntas para comemorar o seu aniversário. Destacamos nessa edição a fala de uma moradora, usuária e liderança comunitária, que não busca desmerecer essa data tão importante, mas que resgata um problema exposto há um ano e que ainda não foi resolvido.

Cadê a nossa clínica?

Zeulaci Távora Chaves, representante dos idosos no Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos, enfatiza o quanto seria importante uma nova clínica:

“Sou usuária aqui do Posto de Saúde, o Germano Sinval Farias, há quatro anos. O atendimento pra mim é excelente. E por esse aniversário eu quero pedir a todos o seguinte: primeiro como cidadão a gente tem que reivindicar os nossos direitos. No mandato anterior do Eduardo Paes ele nos prometeu uma clínica nova aqui em Manguinhos, tirou foto com faixa e tudo. Isso não foi feito, então nós temos que exigir que o que foi prometido seja feito. Esse é um dos motivos que a gente quer a clínica fora da Fiocruz. Não que a gente queira perder o direito ao Centro de Saúde, muito pelo contrário, a Clínica da Família saindo e tendo o lugar dela próprio, o posto de saúde pode ser equipado com aparelhos onde a gente não precise sair aqui de Manguinhos pra fazer um exame em Realengo, na cidade, tantos lugares que botam a gente pra ir. Às vezes a gente é impossibilitado de ir por falta de dinheiro de passagem, entre outras coisas, às vezes porque a pessoa não tem idade pra ir pra tão longe, às vezes a pessoa não tem um acompanhante, várias outras coisas. Então esse aniversário que seja um aniversário onde a gente possa se unir, conversar, dialogar, porque eu acho que todo mundo vai sair ganhando. Tanto o pessoal do posto, quanto o pessoal da clínica, e principalmente o usuário, que eu acho que tem que estar em primeiro lugar.”

Para além do pedido de construção da Clínica Municipal de Saúde, a Zeulaci lembra que toda mudança positiva em Manguinhos só será alcançada com participação e democracia. E, por isso, cobra que os conselhos de saúde das unidades de saúde sejam retomados:

“Também quero deixar claro à Unidade que nós precisamos ter de volta o nosso Conselho. Para que a gente usuário possa estar junto de vocês dialogando para a melhoria do nosso atendimento. O Conselho está prescrito no SUS e a nossa unidade não tem realizado esse Conselho. Então deixo também aqui esse meu pedido. Pra que toda população possa também fazer parte.”

E você, acredita também que o enfrentamento dos problemas dos serviços públicos de Manguinhos passa pela participação nos conselhos e pelo avanço da democracia na gestão desses espaços? Envie sua resposta pra gente em nosso grupo de WhatsApp.