Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 63 – 03 DE NOVEMBRO DE 2022

Fim das eleições: e agora?

Mais detalhes sobre o resultado das eleições podem ser encontrados [clicando aqui] na página do Tribunal Superior Eleitoral.

Nesse último domingo todos nós vivemos um momento muito importante da história do Brasil: a eleição de um novo Presidente da República. No dia 30 de outubro compareceram às urnas 123 milhões de brasileiros. Ao exercerem o direito ao voto, contribuíram mais uma vez para o fortalecimento da democracia no país. Nessa edição, O Manguinho procura responder algumas perguntas: O que faz um Presidente da República? O trabalho do presidente do Brasil pode nos ajudar a enfrentar as diferentes violências que atingem Manguinhos?

Para começar é bom saber que um Presidente da República não governa sozinho. Ele conta com a ajuda de seus ministros e suas respectivas equipes ministeriais. Cabe à presidência da república aplicar e gerir a execução das leis existentes e propor outras novas ao Congresso Nacional.
Entre as mais variadas atribuições, é da responsabilidade também da presidência propor o orçamento anual do país, planejando gastos e investimentos do Estado brasileiro. Ao destinar mais dinheiro para a área da Saúde, novas Unidades de Saúde podem ser construídas, novos servidores contratados e outros medicamentos podem ser distribuídos. Nesse exemplo, o dinheiro seria repassado aos Estados e Municípios, que seriam os responsáveis pela condução dessas ações.

Em edições passadas, O Manguinho em diferentes semanas tratou do problema da evasão escolar e da baixa escolaridade em Manguinhos. Esses são problemas que ocorrem não só nesse território, mas em outras favelas do Brasil inteiro. Por meio do Ministério da Educação, políticas públicas e programas governamentais podem ser criados e propostos a fim de enfrentar esses problemas em todo território nacional, inclusive em Manguinhos.

Bolsa Família

O Bolsa Família, criado em 2003, é um bom exemplo de um programa criado pelo Governo Federal que atingiu diretamente os moradores de Manguinhos. Para o morador do Mandela, Alexandre Genovez, que é ex-estudante do PEJA do Ciep Juscelino Kubitschek e do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, combater a fome deve ser uma prioridade no novo Governo Federal. Ele também fala de outros direitos do povo:

“O presidente do nosso país precisa buscar a coisa principal que nós brasileiros precisamos, que é democracia. Porque sem democracia nós não somos ninguém não somos nada. (…) Nós temos que combater é a fome! Como dizia o nosso querido Betinho, o Herbert de Souza, “quem tem fome, tem pressa”. O nosso grande Darcy Ribeiro, o pai dos Ciep´s, o pai da educação, [dizia também] que o povo tem que ter educação. Tem que ter saúde de melhor qualidade, tem que ter segurança, emprego, um bom saneamento básico, sabe? Nós que somos povo, lutamos dia a dia, pagamos nossos impostos, para eles poderem retribuir o que nós fazemos. Então Manguinhos, comunidade do Mandela, da Varginha, Arará, Jacarezinho, todas essas, vamos batalhar para nós mesmos – não só depender do presidente -, fazermos Manguinhos melhor: combater as doenças que tem aqui dentro de Manguinhos e em outras comunidades, ajudar em mutirões, buscar cidadania que nós perdemos lá atrás. Temos que desarmar. Não queremos armas, a gente quer livros, queremos educação, comida, prato cheio e bom emprego!”

Participação Social

E agora que já elegemos um novo presidente da república acabou o nosso papel como cidadãos? A resposta é não. Pressionar o governo para que medidas sejam tomadas em benefício do povo e dos trabalhadores deve ser uma tarefa cotidiana. Por isso espaços públicos de controle e vigilância popular dos serviços públicos devem ser ocupados e defendidos. A sociedade brasileira é bem diversa e diferentes interesses estão em disputa. Para os empresários da educação, aqueles que são donos de grandes redes de escolas, é interessante que mais Unidades Escolares públicas sejam construídas e tenham boa qualidade? A terceirização da Saúde, passando a responsabilidade da gestão desses serviços para empresas particulares e entidades privadas, é boa para o fortalecimento do SUS? Quando chegará em Manguinhos o dinheiro que está no Orçamento do Município do Rio para 2022 para construir a Clínica Municipal que está faltando nesse território? Participe de nosso grupo de WhatsApp e responda essas perguntas.