Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 66 – 01 DE DEZEMBRO DE 2022

Novas notícias sobre a Covid-19

O Manguinho dessa semana dá continuidade ao assunto do nosso último número. A partir das informações dadas por Regina Daumas e Rosane Esteves a gente fez uma alerta sobre uma nova onda de Covid-19. Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado no dia 23 de novembro, há um aumento dessa doença entre os casos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em estados de todas as regiões do país. O estado do Rio de Janeiro, segundo a mesma fonte, tem um crescimento acentuado que se destaca, acompanhado pelos registros de São Paulo e Paraíba. Como vimos em nosso último número, em Manguinhos, esse aumento de casos também foi verificado.

A vacina protege

A vacina continua ainda sendo a nossa maior proteção contra os casos graves da Covid-19. No Brasil, apenas 56% da população recebeu a dose de reforço. Daí ser importante cobrar a 4a dose de reforço ao governo e as instituições públicas de saúde nos casos em que ela não tiver disponível. Como também deve ser cobrada as vacinas para crianças. Segundo o biólogo Atila Iamarino, as vacinas para as crianças menores de 4 anos, sem comorbidades, continuam sendo negligenciadas, ou seja, não há vacinas disponíveis no Brasil para essas crianças.

Mesmo os vacinados podem pegar Covid-19

Mesmo as pessoas que já foram vacinadas podem pegar Covid-19. As vacinas não oferecem 100% de proteção porque novas variantes podem surgir. No entanto, quem não se vacina aumenta as chances de hospitalização e morte, ou seja, casos graves da doença são mais fáceis de ocorrer entre os não vacinados. Ter pegado a doença também não evita que se pegue novamente. Alguns estudos já indicam que reinfecções aumentam as chances que o paciente tenha mais complicações. Daí ser importante proteger-se e evitar pegar o vírus.

Covid-19 em Manguinhos

A Claudia Justino Raimundo, Agente de Saúde da Família em Manguinhos, da Equipe Amizade, fala também do crescimento de casos e de reinfecções em Manguinhos:

“Os casos de Covid têm retornado. Tem aparecido aqui na unidade novamente pacientes e funcionários com caso. Pessoas que nunca tiveram o Covid estão tendo. Pessoas que já tiveram estão reinfestando, estão tendo novamente. Aquelas pessoas que tomaram a vacina: “Ah, eu tomei a vacina!” Está pegando Covid novamente. Porém, a gente sabe que a vacina ajuda. Essas pessoas estão tendo de uma forma mais branda, porém estão tendo. Então o fato de ter liberado nas ruas o uso de máscara, mesmo em locais em ambientes fechados (…) onde tem pessoas juntas deve-se sim continuar usando a máscara. Por exemplo, [é preciso] evitar aglomeração, ambientes muito fechados, com multidão de pessoas. Na rua usar álcool gel: “não posso lavar a mão com água e sabão?” Usa álcool gel, evite colocar a mão suja sem lavar em contato com os olhos, com o nariz e com a boca. É isso gente, o Covid não acabou, então continue o cuidado entendeu?”

Vamos testar e vacinar!

A enfermeira Joyce Lopes Santana de Lima, responsável pela vacinação do Centro de Saúde da Fiocruz, nos dá informações importantes para quem deseja fazer testes e se vacinar em Manguinhos:

“Hoje pra dose de reforço nós temos dois tipos de imunobiológicos disponíveis na nossa sala de vacina, que é a Astrazeneca e a Pfizer Adulto. Quanto ao teste rápido pode ser realizado na Unidade pela Equipe de Resposta Rápida. É necessário que esse morador seja cadastrado na Unidade e que ao apresentar sintomas ele procure a própria Unidade para que sejam realizados os testes e as orientações.”

As Unidades de Saúde de Manguinhos em números

A fim de oferecer mais informações sobre a situação territorial, O Manguinho buscou alguns números que podem nos ajudar nessa tarefa. Segundo dados da Saúde da Prefeitura do Rio, foram aplicadas 130.096 doses de vacina no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e Clínica da Família Victor Valla, ambas localizadas em Manguinhos. Esse número total de vacinas considera a 1ª e a 2ª doses, a dose única e as outras 2 de reforço. Desse total, 41.531 pessoas tomaram as duas doses iniciais e 27.055 a primeira dose de reforço. A gente lembra que todos os adultos com mais de 18 anos já poderiam ter 4 doses de vacina.

E você quer conversar mais sobre isso? Entre e participe do nosso grupo de WhatsApp. Se cuide e ajude a cuidar dos outros espalhando essas informações.