Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 67 – 08 DE DEZEMBRO DE 2022

Estudar faz bem para a saúde?

Ciep Juscelino Kubitschek

Ciep Juscelino Kubitschek – Foto: Natanael Santos

Estamos chegando no final do ano, momento em que em geral fazemos um balanço da vida que estamos construindo. Esse é um excelente momento para refletirmos sobre o papel da escolaridade nessa nossa caminhada. Para quem quer continuar os estudos ou não concluiu o Ensino Fundamental e o Ensino Médio trazemos aqui algumas informações muito importantes. Fique atento aos prazos. As matrículas para as escolas públicas acontecem em dezembro de 2022 e em janeiro do próximo ano.

Rede Estadual

Na Rede Estadual de Educação para alunos novos se matricularem nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e de Ensino Médio é necessário entrar no site Matrícula Fácil, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. A primeira fase de matrícula da Rede Estadual se encerra dia 9 de dezembro, na próxima sexta-feira. Ao fazer a sua inscrição não se esqueça de anotar o número de inscrição fornecido ao final do processo. Você vai precisar dele posteriormente para saber em qual escola sua vaga foi reservada. Se você é morador de Manguinhos e o seu desejo é estudar próximo da sua residência, lembre-se de colocar as escolas de Manguinhos da Rede Estadual como primeira opção. A Rede Estadual também oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mas em Manguinhos você também tem a opção de tentar concluir o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz.

O EJA da Escola Politécnica

As inscrições estarão abertas entre 5 de dezembro de 2022 a 14 de janeiro de 2023. Para participar do processo seletivo, é preciso ter no mínimo 18 anos e ter concluído o ensino fundamental até a data de matrícula no curso, 02 de fevereiro de 2023. O curso é em modalidade presencial com início em 13 de fevereiro de 2023 e previsão de finalização em dezembro de 2024. 2. As aulas são de segunda à sexta-feira no horário das 18h às 22h, no campus da Fiocruz, em Manguinho. Serã oferecidas 20 vagas e o processo seletivo é composto por duas etapas: Inscrição e Sorteio Público. Outras informações podem ser obtidas no site da própria escola.

Rede Municipal

Na Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro a matrícula também é feita pela internet no site Matrícula Carioca 2023. As matrículas para alunos novos, a partir de 4 anos de idade, nas modalidades Pré-Escola, Ensino Fundamental Regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) será no período de 18 a 23 de janeiro de 2023. Também neste site você pode encontrar as escolas nas quais estará disponibilizado o acesso à internet para que essa matrícula possa ser feita com mais facilidade. As escolas de Manguinhos que estarão disponíveis para esse acesso serão a Escola Municipal Oswaldo Cruz e a Escola Municipal Albino de Souza Cruz, que ficam na Avenida dos Democrático, nos números 683 e 268. Você sabia que o Ciep Juscelino Kubitschek, que fica na Leopoldo Bulhões, funciona à noite? Existem muitos moradores de Manguinhos que não sabem disso. Na parte da noite existe a Educação de Jovens e Adultos de Ensino Fundamental, que possui inclusive turmas de alfabetização.

Educação e Saúde

As relações entre Educação e Saúde já foi tema em vários números do O Manguinho. Disponibilizamos nesse site (24, 25, 27, 30, 31, 33, 52 e 53) todos esses jornais para quem desejar acessá-los. Vale muito a pena, pois todos eles trazem depoimentos muito interessantes de alguns moradores e trabalhadores de Manguinhos. Entre os depoimentos que estão nestes números do O Manguinho algo muito comum é as pessoas terem muitas dificuldades para estudar por problemas relacionados a falta de dinheiro. Manguinhos é um território de baixíssimo IDH e acumula muitos problemas socioambientais.

Se você conhece alguém que não tem as informações divulgadas aqui, ajude-nos a espalhá-las e contribua para ampliar a escolaridade nesse território. É importante os moradores de Manguinhos estudarem para que esse território tenha mais saúde? Entre em nosso grupo de WhatsApp e ajude na construção de uma resposta coletiva para essa pergunta.