Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 91 – 13 DE JULHO DE 2023

Como continuar a luta?

José Beserra, Jorge Aroldo e Zeulaci durante entrega de abaixo-assinado na prefeitura.

O que ensina a História? Essa foi a pergunta que deu título ao nosso número da semana passada. Ela volta aqui para nos inspirar no resgate de notícias muito importantes que já passaram por esse informativo.

No número 73, O Manguinho falou sobre a reivindicação de moradores de Manguinhos para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que os atende tenha a sua sede neste território e não no Complexo do Alemão, como é atualmente. Na semana seguinte, O Manguinho noticiou que o Movimento das Comunidades Populares assumiu a tarefa de encaminhar essa demanda por meio de um abaixo-assinado.

Um CRAS para Manguinhos

O Manguinho dessa semana traz a voz do José Beserra de Araújo, morador de Manguinhos e militante do Movimento das Comunidades Populares. Ele dá notícias sobre a entrega desse abaixo-assinado.

“Informação aos moradores de Manguinhos. Nós, moradores de Manguinhos junto com o MCP, Movimento das Comunidades Populares, movemos uma abaixo assinado aos moradores de Manguinhos e colhemos 700 assinaturas, com pedido de um CRAS para Manguinhos. Está aprovado pelos moradores de Manguinhos. Conseguimos 700 assinaturas e entregamos este documento a Adilson Pires, secretário de Ação Social há exatamente dois meses. E vamos estar cobrando, ele ficou de dar uma resposta e está fazendo dois meses e não nos deu ainda uma resposta. Vamos cobrar a resposta e passar o resultado para os moradores de Manguinhos. Então é isso aí. Estamos correndo atrás, obrigado a todos, tudo de bom para todos.”

Uma nova Clínica de Saúde Municipal para Manguinhos

sse não foi o único abaixo-assinado que ainda não obteve resposta da Prefeitura do Rio de Janeiro. O Manguinho de número 12, em outubro de 2021, divulgou uma notícia publicada no site da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Era um comunicado sobre o fim do contrato da Prefeitura do Rio com a Fiocruz e sobre o prazo para a realocação das sete equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atuam no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. A partir desta notícia alguns moradores de Manguinhos passaram um abaixo-assinado cobrando da prefeitura a construção da clínica que esse órgão está devendo para Manguinhos desde 2010. Esse abaixo-assinado foi entregue pelo Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos (CGI) para a Prefeitura e para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Em 17 de novembro O Manguinho trouxe a notícia de que dois vereadores fizeram emendas parlamentares para garantir recursos no orçamento da Prefeitura para iniciar a construção desta clínica.

A construção da clínica não aconteceu e a história da luta continua. Em 9 de maio de 2023 quando o Movimento das Comunidades Populares fez a entrega do abaixo assinado sobre o CRAS, foi entregue também uma carta pedindo apoio para a luta dos moradores de Manguinhos em relação à construção da Clínica. Sobre isso é que nos fala aqui o morador de Manguinhos Jorge Aroldo de Oliveira:

“Prezados companheiros da minha comunidade de Manguinhos, vim aqui comunicar a todos que eu levei lá na reunião com Adilson Pires a carta [sobre] a Clínica da Família que nós precisamos fora da Fiocruz. Eu entreguei a ele, tive uma boa conversa com ele. E ele ficou de ter uma reunião com o prefeito e com o secretário e me dar uma posição. Estou comunicando que ainda não chegou em minhas mãos uma posição, mas assim que chegar, vou procurar uma data para sentar e conversar com ele. Ou com o prefeito ou com o secretário, e agilizar essa prestação que já está em dívida com a gente há um bom tempo e nada foi resolvido. Certo, comunidade? Assim que tiver uma nova posição eu entrarei em contato com o nosso jornalzinho para passar para todos da minha comunidade. Muito obrigado a todos. Tenham calma que vai ser solucionado o problema.”

A luta continua

Voltando ao tema dos dois últimos números do O Manguinho propomos o diálogo sobre a seguinte questão: Essas lutas sobre as quais o Sr. Beserra e o Jorge trouxeram aqui notícias, teriam mais chance de dar certo se fossem fortalecidas por um Conselho Gestor de Centro de Saúde Escola de uma Escola Nacional de Saúde Pública? Por quê? Entre em nosso grupo de whatsapp e vamos conversar sobre isso.