Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 56 – 15 DE SETEMBRO DE 2022

O Jornal Fundamental

Jornal Fundamental

O Manguinho da semana passada falou sobre a História do Brasil. Inspirados por esse tema começamos a perguntar para as escolas o que elas gostariam de nos contar sobre suas próprias histórias. A Michelle Santos de Oliveira, militante de Manguinhos e professora da Educação de Jovens e Adultos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, nos contou a história do jornal que estão produzindo por lá.

Jornal Fundamental

“Esse jornal surge do desejo de registrar as atividades pedagógicas interessantes que são desenvolvidas entre os professores da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental Séries Iniciais e os estudantes. Estas atividades envolvem, não apenas, a sala de aula, mas também atividades de campo, produções musicais, atividades em laboratórios, atividades nas ruas de Manguinhos, etc. O tema do jornal parte das atividades que tiveram maior mobilização e participação dos alunos. O jornal tem os seguintes objetivos: primeiro, o desejo de registrar atividades pedagógicas interessantes; o segundo, produzir materiais que possam ter um largo alcance. A gente ouvia dos estudantes, desejos de levar suas produções para seus familiares. Às vezes, familiares que estavam em outros estados, como o caso dos estudantes nordestinos. Além disso, é um material impresso, colorido, bonito. Eles se reconhecem no jornal: nas imagens, na produção das atividades retratadas no jornal. Constroem esse sentimento de autoria e de protagonismo. Isso é muito bacana! O jornal é feito semestralmente e apresentado na nossa atividade de culminância que se chama Laboratório do Livre Saber. Nossa expectativa é de conhecer outras práticas pedagógicas interessantes construídas por outras escolas públicas do território de Manguinhos. Certamente, teremos muito o que trocar e conversar. O jornal pode ser um instrumento de comunicação muito interessante para dar visibilidades a estas histórias educativa e participativa. Além disso, o Jornal Fundamental é um instrumento político-pedagógico muito potente para debatermos sobre questões de Manguinhos. Em outras edições, falamos sobre os direitos mais violados em Manguinhos por meio de uma pesquisa realizada pelos alunos no território, já falamos sobre a horta de Manguinhos e também abordamos sobre a Segurança Pública nas favelas.”

A cara da EJA Manguinhos

O número mais recente do Jornal Fundamental é de julho de 2022. Nessa edição é apresentado o resultado de uma pesquisa feita pelos alunos sobre o perfil da EJA nessa escola. Noventa pessoas responderam perguntas sobre trabalho, religião e local de nascimento. Desse total, 75 são mulheres e 15 são homens. A maioria dos estudantes são negros, evangélicos e moram em Manguinhos. Setenta e dois disseram ter filhos e muitos relataram que trabalham dez horas ou mais por dia. As mulheres que trabalham fora também são as principais responsáveis pelas tarefas da casa. Além dos resultados dessa pesquisa, a edição atual do Jornal Fundamental apresenta muitos outros assuntos e temas. O leitor pode, por exemplo, ler o relato de uma atividade chamada Jantar de Memórias, que consistiu na exposição das histórias de vida dos alunos em um varal. A relação entre comida, memória e poesia era o fio condutor dessas histórias. Um outro assunto abordado foi o da importância da reforma agrária para a vida de quem mora nos campos e nas cidades do Brasil. Por fim, diante de uma diversidade de temas, é possível ainda que o leitor tenha acesso ao relato da oficina de alimentação saudável e higienização dos alimentos, ocorrida na cozinha da Escola Politécnica.

EJA Manguinhos

No Jornal Fundamental ficou registrado para a história algumas das experiências vivenciadas por alunos nessa escola. Então, perguntamos: Quais outras histórias das unidades escolares, de saúde e da Assistência Social de Manguinhos podem ser contadas sobre o que estão fazendo para promover educação e saúde nesse território?

Saiba Mais EJA Manguinhos