Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 68 – 15 DE DEZEMBRO DE 2022

Ouvido do Lula

Reunião do MCP Manguinhos no último domingo, dia 11 de dezembro.

Você já pensou na oportunidade de mandar um recado para o futuro Presidente da República do Brasil? O que você diria? Que problemas em Manguinhos você destacaria em sua mensagem? Enviar um recado para o Presidente do Brasil é o tema da atividade intitulada Ouvido do Lula, que tem acontecido pela manhã, no segundo domingo de cada mês, na Feira Livre da Estrada de Manguinhos. Segundo seus idealizadores, trata-se de uma atividade de escuta da voz de moradores de territórios vulnerabilizados no ambiente cotidiano de vida dessas pessoas. O convite inicial para uma conversa é expresso nas perguntas: Que recado você quer mandar para o Lula? Que perguntas, críticas ou sugestões você gostaria de fazer para ele?

A atividade que teve início em 18 de setembro de 2022, na época da campanha eleitoral para a Presidência do Brasil, começou a ser feita por iniciativa de três pessoas: os moradores de Manguinhos José Beserra de Araújo e Eleci Vieira, e pela servidora pública da Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fiocruz, Mercês Navarro Vasconcellos. Desde então, o grupo vem crescendo e conseguindo mais apoio. O Movimento das Comunidades Populares, o MCP, cujo o Seu Beserra é o líder histórico em Manguinhos, é de onde vem a inspiração e sustentação política para esta ação.

Conforme nos relatou a servidora Mercês, que também faz parte da equipe do O Manguinho, nesse último domingo, dia 11 de dezembro, uma ação complementar ao Ouvido do Lula foi realizada. A partir dos recados enviados foi feita uma reunião de reflexão organizada pelo MCP. A proposta é a de que essas reuniões aconteçam sempre, para que possam ser dados encaminhamentos coletivos às mensagens enviadas ao Presidente da República. Nesse último encontro 14 pessoas participaram. Entre os problemas debatidos surgiu o da necessidade da construção da Clínica Municipal de Manguinhos.

Uma nova Clínica Municipal de Saúde em Manguinhos

A Cilda Alves Moreira, moradora há 50 anos, foi quem nesta reunião do MCP destacou a questão da luta pela construção da Clínica em Manguinhos como a mais urgente:

“Meu objetivo é ajudar as crianças e os idosos. Esse é meu sonho. Fazer o bem sem olhar a quem. O que nós queremos e gostaríamos é que os governantes transferissem a Clínica da Família para onde seria a sua sede inicial, na rua Hesperia, ao lado da creche. [Esse local] está jogado, abandonado, com matagal, cheio de rato, cobra, mosquito e assim sucessivamente. Então nós queremos fazer um pedido, um abaixo-assinado para a Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. O que nós estamos precisando é de posto de saúde, melhoramento pra toda equipe que trabalha na UPA, porque eles não estão sendo recompensados como deveriam ser.”

A Cilda também lembrou que a construção de uma nova clínica é uma promessa antiga. Ela lembra também de um acontecimento ocorrido na inauguração do EDI Joaquim Venâncio, em Manguinhos:

“Olha, eu não me lembro quando foi fundado, mas me lembro que o Eduardo Paes esteve aqui. Foi ele que fez a inauguração da creche. A creche que ele fez é ótima. Está sendo muito bem cuidada. As crianças também. Mas aonde que iria ser a Clínica da Família ao lado da creche, foi ele mesmo, que estava nervoso – mas eu gosto dele – que arrancou a faixa. E não colocou até hoje. Então nós fazemos um apelo, um pedido, para ele fazer.”

O que nos resta fazer?

O tema da necessidade de construção de uma nova Clínica Municipal da Saúde em Manguinhos já apareceu por aqui em algumas oportunidades. A iniciativa do abaixo-assinado feito pelos moradores, a emenda parlamentar aprovada na Câmara Municipal e a inclusão da construção da clínica no orçamento de 2022 são matérias que podem ser encontradas em diferentes números do O Manguinho. Por mais que várias iniciativas tenham sido tomadas, elas ainda não foram suficientes. Que outras ações serão necessárias e estão ao nosso alcance fazer?

O ano de 2022 está acabando e a Clínica Municipal que falta em Manguinhos não começou ainda a ser construída. Que pergunta ou recado você gostaria de mandar para os vereadores e para a prefeito da cidade do Rio de Janeiro? Entre em nosso grupo de WhatsApp e mande seu recado.