Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

O MANGUINHO 71 – 02 DE FEVEREIRO DE 2023

Poeta de Manguinhos nas escolas

Celeste Estrela nas escolas

Celeste Estrela numa atividade de poesia, contação de histórias e brincadeiras, no EDI Dr Antônio Fernandes Figueira, em Manguinhos. Foto: Publicada em 17 de novembro – Instagram de Celeste Estrela.

Você sabia que em Manguinhos mora uma poeta importante e que os seus livros são usados nas escolas do território? Celeste Estrela é o nome dela, que também é atriz, compositora, rapper e integrante da Escola de Samba Unidos de Manguinhos. Ela tem 83 anos e mora em Manguinhos há mais de 40. É autora do livro Coroação Preta, de 2019, que publicou aos 79 anos e que tem prefácio de Conceição Evaristo.

Celeste é mineira e chegou quando era criança à cidade do Rio de Janeiro, com apenas 13 anos. A poeta teve uma infância sofrida e pobre. Sua avó trabalhava como catadora de café e Celeste se lembra de dormir com os irmãos sobre as sacas do grão. Com o falecimento da avó, sua mãe veio para o Rio com o irmão, mas ela ficou em Minas, porque os patrões da avó não deixaram que ela viesse. Estudou em colégio interno. Um momento de sua vida que ela diz guardar boas e más lembranças. Mas ao ser trazida para o Rio de Janeiro, para a favela do Caju, deixou de estudar:

“E chegando aqui no Rio foi tudo diferente. Conheci minha mãe quando tinha já 13 anos. Simplesmente me enfiaram numa casa de família e não consegui nada, não estudei mais. Mas depois que passou tudo, com o tempo, trabalhando em lugar melhor eu consegui realizar meus sonhos. Eu Comunidade de Práticas Intersetorial Manguinhos clique aqui para fazer parte. Acesse todas edições do O Manguinho clicando aqui. sempre gostei de poesias e de repente me vi escrevendo.”

As primeiras poesias

Sua primeira poesia publicada em livro é de 1986, na antologia Nova Poesia Brasileira. O incentivo e a colaboração para escrever um livro veio da seus amigos integrantes do Sarau de Manguinhos. O financiamento do livro só foi possível por conta de uma vaquinha, que contou com a ajuda de muitos amigos e conhecidos.

Ao ser perguntada sobre como a sua produção poética ajudaria na promoção da vida e da saúde em Manguinhos, Celeste Estrela enfatiza que o reconhecimento por parte dos moradores que uma moradora de Manguinhos escreveu um livro e que esse livro é utilizado nas escolas do território é algo muito importante:

“Eu encontro muita criança que ri pra mim com aquele sorriso largo e fala assim: tia, eu estou estudando o teu livro. Teu livro tem lá na minha escola. Eu estou fazendo dever com o teu livro. Ai uma senhora falou assim: eu fiquei tão feliz quando eu peguei o livro com a professora e era o livro da senhora. Mas é muito difícil pra entrar na minha cabeça. E cada um fala uma coisa. Igual aí na Fiocruz também que eles estão dando matéria com o meu livro, nas aulas de português.”

Coroação Preta

Coroação Preta é composto de prosas e poesias. Intercalando memórias e lembranças de sua vida, da infância à vida Este informativo é financiado com recursos públicos: FIOCRUZ e Emenda Parlamentar N° 202041600014 adulta. A autora também fala de acontecimentos históricos, de ancestralidade e de empoderamento feminino.

Madrugada vida favela

Madrugada triste na favela/ Sem batuque, sem cheiro de panela/ Sigo sempre a caminhar/ Passo a passo, sem ninguém me incomodar/ Levo susto, mas que chato/ É o barulho do sapato/ No telhado o gato mia/ Seu olhar me arrepia/ Afinal chego na pista/ No trabalho o tempo passa/ A coragem me arrasta/ Mas quando chego à tarde na favela/ Tem batuque e tem cheiro de panela/Sigo sempre a caminhar/ Vou sorrindo disfarçando meu cansaço/ Eu vejo a filha da vizinha fritar peixe na cozinha/ Molecada joga bola/ Seu José toca viola/ Chego em casa, que alegria/ Tudo bem com a família/ Bato papo com a vizinha/ Vou pra casa descansar/ Porque amanhã é outro dia.

Que outros livros, vídeos, músicas etc, criados por moradores do Complexo de Favelas de Manguinhos, poderia ser utilizado como material educativo nas unidades escolares desse território? Responda clicando no link do nosso grupo no WhatsApp e contribua para motivar os alunos para os estudos.

Coroação Preta: Celeste Estrela